
SUSTENTABILIDADE SOCIAL EM ÁREA RESIDENCIAL DO RECIFE: Areias, Barro e Caçote.
PESQUISA – UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO
PÓS-GRADUAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO URBANO
CONHEÇA MAIS ABAIXO
Por muito tempo, a Sustentabilidade foi encarada como uma problemática especialmente ambiental. Diante de problemas ecológicos e da alta exploração de recursos naturais, surgiu em 1972 a preocupação com as condições de vida atualmente existentes e das gerações futuras.
Mas aos poucos, a questão passou a ser vista também como uma problemática econômica e humana. Hoje, já faz 50 anos desde que surgiram os debates sobre Desenvolvimento Sustentável. E assim, são necessárias novas abordagens que englobem de maneira mais precisa a sua Dimensão Social.
Em nossa pesquisa, suspeitamos que a Sociabilidade seja um fator social de Desenvolvimento Sustentável, isto é, o convívio das pessoas entre si e com o lugar onde vivem.

OBJETIVO DA PESQUISA
Coletar dados Sociais e Urbanos para analisar
se diferentes condições de Habitação e Sociabilidade
correspondem a diferentes capacidades de Sustentabilidade.

ÁREA DE PESQUISA
Bairros de Areias, Barro e Caçote – Zona Sudoeste do Recife.
Esta é uma área urbana bem delimitada que apresenta diferentes tipos de ocupação. Afinal, a região foi ocupada desde o século XVII, com a implantação de um engenho de açúcar, e passou por transformações em diferentes momentos históricos, como mais recentemente a abertura da Avenida Recife e o surgimento de loteamentos e condomínios horizontais.
Portanto, uma região em que parece existir diferentes condições de Habitação e Sociabilidade, capazes de serem analisadas para investigar se é possível encontrar também diferentes condições de Sustentabilidade.
Desse modo, a pesquisa precisa realizar uma coleta de dados.

COLETA DE DADOS
Além de estudos urbanos, é necessária a Coleta de Dados
através da realização de Entrevistas individuais com residentes locais.
O participante responde pontualmente a algumas questões,
sem que isso gere outras responsabilidade ou contatos ao longo da pesquisa.
São apenas 20 perguntas que tomam em média 10 minutos. As informações coletadas nos ajudarão a compreender melhor a realidade local de Habitação e Sociabilidade.
Após concluída a Entrevista, o participante não terá qualquer obrigação com a Pesquisa, nem será contatado. Se for do seu interesse, poderá acompanhar aqui as atualizações sobre o desenvolvimento da pesquisa e seus resultados, ou ainda, poderá entrar em contato com os pesquisadores para tirar dúvidas ou obter maiores esclarecimentos.
SOBRE OS PESQUISADORES

Alison do Carmo é Arquiteto Urbanista formado pela Universidade Federal de Pernambuco.
Nesta instituição, fez mestrado em Desenvolvimento Urbano e hoje realiza doutorado com a pesquisa Sustentabilidade Social em Área Residencial do Recife*.
CLIQUE AQUI para conhecer o Currículo do pesquisador!

Maria de Jesus é Arquiteta Urbanista formado pela Universidade Federal de Pernambuco. Fez mestrado e doutorado na Faculdade de Arquitetura da Universidade de São Paulo. Atualmente é professora da Universidade Federal de Pernambuco, onde orienta a presente pesquisa.
CLIQUE AQUI para conhecer o Currículo da pesquisadora!