Boa Referência em Pessoas, o poder do exemplo

Diante do aspecto sistêmico da realidade, compreendemos que são incontáveis os estímulos e opções gerais a que todos estamos sempre submetidos.

Assim, utilizamos sempre de algum olhar, alguma visão de mundo, para costurar essas opções e criar um estilo de vida.

Sem uma perspectiva, ficamos suscetíveis a seguir caminhos imprecisos. Do mesmo modo, é arriscado criar um estilo de vida a partir do zero, já que faltaria aí o crivo da experiência ao longo do tempo, ao longo das fases da vida.

É assim que se torna importante para o  processo de autodesenvolvimento de cada indivíduo a boa referência em pessoas por seus exemplos de vida!

Quando encontramos pessoas de maior idade a quem admiramos, a referência delas torna-se um modelo para que desenvolvamos em nossa própria experiência  os atributos que elas trazem consigo e que nos inspiram.

A criança tende a se inspirar em outras crianças e jovens adultos para adquirir desenvoltura, sagacidade, e mesmo um projeto de vida. Conforme cresce, se  inspira em outros jovens e adultos para adquirir postura, beleza… E quando adulta, pode se inspirar nos mais velhos, para adquirir estabilidade, sabedoria, alegria…

Quanto mais próxima a si, mais eficaz se torna a referência, por desfrutarem sistemicamente de realidades e condições semelhantes diante da vastidão do mundo.

– Se nossos pais, perfeito! Outros parentes? Maravilhoso! Pessoas da comunidade? Ótimo! Da mesma cidade, país ou região? Muito bom! E mesmo pessoas mais distantes, bom também.

Inclusive, é possível ter vários bons exemplos ao mesmo tempo, próximos ou distantes, em diferentes questões da vida. Pois uma boa referência nos ensina mais do que qualquer aprendizado isolado.

(Publicado originalmente no Instagram em 14 de janeiro de 2022)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s