Terapias Quânticas, uma necessária desmistificação

O termo “quântico” se tornou frequente em terapias nas últimas décadas. Mas o que ele significa? E qual a sua importância para o processo terapêutico?

No original campo da física, o termo deriva de “quantum”, a menor quantidade de uma grandeza física envolvida em alguma interação. São muitos os estudos nessa área, cuja compreensão não é fácil para nós leigos. Mas de modo geral, hoje a física quântica investiga a constituição elementar da matéria.

No nível quântico, alguns estudiosos defendem que não há uma separação precisa entre matéria e energia. Não existiriam as menores partes da matéria, como se acreditou por muito tempo, mas outros elementos que remetem a ondas e outras interações e probabilidades sutis.

Existem muitas críticas quanto a explicações simplificadas como essa, mas é esse o entendimento que tem chegado para a abordagem quântica em terapias.

Na Terapia, o Quântico nos fala que a matéria – o nosso corpo – não está separada de nossas outras dimensões imateriais: pensamentos, sentimentos…

Independentemente da profundidade da explicação, a abordagem quântica em terapias nos faz ver que a saúde física está ligada também à saúde da mente, do coração e do espírito. Nesse sentido, a elevação da consciência e a transformação de padrões de pensamentos e de emoções também exercem um importante efeito na saúde.

É assim também que a abordagem quântica em terapias endossa a eficácia de tratamentos energéticos, como a Acupuntura e o Reiki!

Em resumo, compreender o “quântico” é algo que demanda dedicação, além der ser um campo não totalmente conhecido pela ciência. Porém, é principalmente o seu efeito prático e explicativo que tem  consolidado o termo no campo terapêutico.

(Publicado originalmente no Instagram em 17 de janeiro de 2022)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s