O termo “quântico” se tornou frequente em terapias nas últimas décadas. Mas o que ele significa? E qual a sua importância para o processo terapêutico?
No original campo da física, o termo deriva de “quantum”, a menor quantidade de uma grandeza física envolvida em alguma interação. São muitos os estudos nessa área, cuja compreensão não é fácil para nós leigos. Mas de modo geral, hoje a física quântica investiga a constituição elementar da matéria.
No nível quântico, alguns estudiosos defendem que não há uma separação precisa entre matéria e energia. Não existiriam as menores partes da matéria, como se acreditou por muito tempo, mas outros elementos que remetem a ondas e outras interações e probabilidades sutis.
Existem muitas críticas quanto a explicações simplificadas como essa, mas é esse o entendimento que tem chegado para a abordagem quântica em terapias.
Na Terapia, o Quântico nos fala que a matéria – o nosso corpo – não está separada de nossas outras dimensões imateriais: pensamentos, sentimentos…
Independentemente da profundidade da explicação, a abordagem quântica em terapias nos faz ver que a saúde física está ligada também à saúde da mente, do coração e do espírito. Nesse sentido, a elevação da consciência e a transformação de padrões de pensamentos e de emoções também exercem um importante efeito na saúde.
É assim também que a abordagem quântica em terapias endossa a eficácia de tratamentos energéticos, como a Acupuntura e o Reiki!
Em resumo, compreender o “quântico” é algo que demanda dedicação, além der ser um campo não totalmente conhecido pela ciência. Porém, é principalmente o seu efeito prático e explicativo que tem consolidado o termo no campo terapêutico.
(Publicado originalmente no Instagram em 17 de janeiro de 2022)